segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Nove alimentos para deixar a imunidade nas alturas


Sua imunidade anda baixa? Ou, melhor ainda, você não quer dar chance para que

 nenhum mal afete a sua saúde? Aposte em um prato de comida bem equilibrado, principalmente com os ingredientes certos. "Os alimentos são ricos em vitaminas, minerais e outras substâncias que auxiliam na manutenção do sistema imunológico", afirma Ioná Zalcman, mestre em nutrição pela Universidade Federal de São Paulo. De acordo com a nutricionista, atingir a recomendação  diária de consumo de frutas e vegetais já garante uma defesa melhor. "O consumo deve ser de cinco porções por dia: três frutas e dois vegetais", completa. A seguir, confira a lista de campeões da blindagem e conheça os motivos que tornam esses alimentos poderosos aliados do organismo.
Frutas cítricas - Foto: Getty Images
Frutas cítricas, como laranja, acerola, kiwi, tomate, além de brócolis, couve e pimentão verde e vermelho são ricos em vitamina C, antioxidante que aumenta a resistência do organismo.
Vegetais - Foto: Getty Images
Vegetais verdes escuros (brócolis, couve, espinafre), feijão, cogumelo (shimeji) e fígado são alguns dos alimentos que apresentam ácido fólico. O nutriente auxilia na formação de glóbulos brancos, responsáveis pela defesa do organismo.
Leguminosas - Foto: Getty Images
Carne, cereais integrais, castanhas, sementes e leguminosas (feijão, lentilha, ervilha, grão de bico), 

são ricos em zinco, nutriente que combate resfriados, gripes e outras doenças do sistema imunológico.
Noz e castanha - Foto: Getty Images
Noz, castanha, amêndoa e óleos vegetais (de girassol, gérmem de trigo, milho e canola) são ricos em 

vitamina E. Ela é benéfica, principalmente para os idosos, agindo no combate à diminuição da atividade imunológica por conta da idade.
Tomates - Foto: Getty Images
Rico em licopeno, o tomate é forte aliado para combater doenças cardiovasculares, removendo radicais 

livres do organismo.
Comida Japonesa - Foto: Getty Images
O ômega-3 presente, por exemplo, no azeite, auxilia as artérias a permanecerem longe de inflamações, 

ajudando a imunidade do corpo.
Cogumelos - Foto: Getty Images
A castanha-do-Pará e cogumelos (Champignon) contêm selênio, um forte antioxidante que combate 

os radicais livres, melhorando a imunidade do corpo e acelerando a cicatrização do organismo.
Gengibre - Foto: Getty Images
Rico em vitaminas C, B6 e com ação bactericida, o gengibre vai além de ajudar a tratar inflamações

 da garganta e auxilia nas defesas do organismo.
Pimentas - Foto: Getty Images
A pimenta é fonte de betacaroteno, substância que se transforma em vitamina A, nutriente que 

protege o organismo de infecções.

Fonte: http://bibliaeaciencia.blogspot.com.br

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