terça-feira, 25 de setembro de 2012

Glúten


Glúten


O glúten é uma proteína amorfa que se encontra na semente de muitos cereais combinada com o amido. Representa 80% das proteínas do trigo e é composta de gliadina e glutenina. O glúten é responsável pela elasticidade da massa da farinha, o que permite sua fermentação, assim como a consistência elástica esponjosa dos pães e bolos. Ele é formado quando se adiciona água à farinha, onde seus dois componentes (gliadina e gluterina) se aglomeram para formar a massa. (Wikipédia)
Para os vegetarianos o glúten é um prato muito saboroso e que pode ser preparado de muitas maneiras. Vamos então aprender como extrair o glúten da farinha de trigo:
Ingredientes:2kg de farinha de trigo
Água suficiente para formar uma massa firme como para pão
Modo de Preparo:
Coloque farinha numa tigela grande, acrescente água e amasse como se fosse fazer pão até que a massa fique firme. Cubra essa massa com água fria e deixe descansar por pelo menos 5 horas (o preferível seria deixar descansando durante a noite e somente trabalhar com a massa no outro dia cedo).
Lave a massa dentro da tigela para retirar todo o amido, conserve a massa sempre unida para não perder o glúten no processo de lavagem, troque continuamente a água até que a mesma fique transparente.
Coloque a massa numa tábua para escorrer toda a água, dê a forma de uma bola e divida ao meio. Reserve.
Ingredientes – Molho:
1 1/2 litros de água fervente
2 cebolas picadas em quatro cada
5 dentes de alho
400g de molho de tomate
250ml de molho de soja
2 colheres de sopa de azeite de oliva
1 folha de louro
Modo de Preparo – Molho:
Doure a cebola no azeite de oliva, quando estiver levemente dourada acrescente os dentes de alho amassado deixe refogar por 1 minuto e junte o extrato de tomate, molho de soja, a folha de louro e a água fervendo. Coloque os dois pedaços da massa de glúten na panela e deixe cozinhar em fogo médio por aproximadamente 30 à 40 numa panela de pressão ou 1 hora em panela normal.
Retire do fogo, deixe esfriar e corte em formato de bifes, cubos, tirinhas ou como desejar. O ideal é que depois de cortar a massa, deixá-la descansar por menos 30 minutos no próprio molho que foi cozida.
Como o molho de soja já tem sal, não é necessário acrescentar sal a essa receita.
Dicas:Esse molho deixa o glúten com uma textura e aparência idêntica a carne.
Use a criatividade e cozinhe o glúten em outros molhos, como por exemplos no caldo de legumes e ervas, no caldo de feijao, com paprica.
Caso queira um glúten com cor mais clara é somente diminuir a quantidade de molho de soja e acertar o sal após cozido.
Para fazer churrasco de glúten, basta seguir a receita acima, cortar em cubos grandes e colocar nos palitinhos pedaços médios de paprica vermelha e/ou laranja, cebola e glúten, sempre nessa ordem. Salpicar um pouco de ervas.
Pode-se acrescentar também abobrinha, abacaxi nos espetinhos.
Fonte: Receita enviada por Kellyane Feitosa ao http://mulheradventista.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário